visitas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

VAMPIROS

Saudações novamente, amigos leitores!!
Para começar a falar da influência e aparição das CRIATURAS DA ESCURIDÃO nas diversas formas de artes, é necessário uma pequena introdução sobre o que é um vampiro.
Vampiros são criaturas que povoam a imaginação dos seres humanos há muito tempo. Vampiros como Drácula e Nosferatu são conhecidos pelo mundo todo.
Em cada época e região as pessoas atribuem características diferentes para estes seres, porém há um senso comum quanto à alguns aspectos, como:
Vampiros são criaturas que vagueiam pela noite, a procura de sangue humano para se alimentarem. Possuem longas presas que servem para perfurar a carne de suas vítimas para sugar seu sangue. São sensíveis ao Sol, e por isso não caminham de dia.
Outras características que são atribuidas aos vampiros, porém não são todas as pessoas que concordam, é que são sensíveis também à água benta e cruzes; Não podem entrar em igrejas; Precisam ser convidados para poderem entrar em uma casa; São alérgicos ao alho, e se tiverem uma estaca cravada no coração, eles são destruidos.
É associado também aos vampiros a idéia de possuirem o dom de se transformarem em animais, principalmente morcegos. Outros animail no qual algumas lendas citam seria o lobo.

Essas são as características mais comuns dadas aos vampiros, mas há muitas outras dependendo de quem estiver apresentando tais criaturas.
Na literatura, filmes, quadrinhos e seriados os vampiros são personagens presentes há bastante tempo. Desde a imagem do vampiro demônio, com aparência desfigurada, quanto o vampiro que consegue caminhar entre os humanos sem levantar grandes suspeitas.
Nos filmes temos como exemplo "Lost Boys" (Garotos Perdidos), "Queen of the Damned " (Rainha dos Condenados), "Interview with the vampire " (Entrevista com o vampiro), "Nosferatu".
Seriados de TV podemos citar "Buffy - The Vampyre Slayer" (Buffy - A Caça - Vampiros), "True Blood".
Livros temos "Vittorio - O vampiro" de Anne Rice, "Os Noturnos" de Flávia Muniz, "Lestat" de Anne Rice, "Os Sete" de André Vianco.
Quadrinhos temos "Vampirella", "Blade".
Desenhos animados como "Blood +", "Hellsing".
É lógico que citei um número baixíssimo, pois existem muito mais material que aos poucos irei citando e comentando nos posts futuros.
Os vampiros também são de grande inspiração para música e vestimentas.
Na música encontramos diversas bandas que incorporam em suas letras estórias a respeito de vampiros, como é o exemplo da banda "Theatre Des Vampires" que falarei mais no futuro.
A idéia dos vampiros se vestirem de preto veio pela necessidade dos mesmos terem que se camuflarem na escuridão. É comum as pessoas que tenham fascínio por estas criaturas buscarem se vestir de preto, com sobretudo, e preferirem a noite para sairem, principalmente cemitérios, e lógico, acompanhados de um vinho tinto. Lembrando que são características que não podemos generalizar. Nada impede de alguém gostar de estórias de vampiro e ao mesmo tempo odiar se vestir de preto.

Este post foi apenas uma introdução rápida do que eu entendo por vampiros. Logicamente muitos de vocês podem ter uma visão diferenciada. Sintam-se a vontade para deixarem comentários dizendo como seria um vampiro na visão de vocês. Digam em que manifestação artística vocês acham que tais criaturas estão melhores representados, ok?

Obrigado pela atenção, e aguardo comentários.

Até a próxima noite.

6 comentários:

  1. Saldações!
    A boa, velha e simples descrição de um vampiro! Gostei do conteúdo, se continuar assim tenho certeza que os próximos posts seram cada vez melhores! Esperarei por mais assuntos sobre o mesmo pois sou fascinada. Acompanharei o blog não só pelo conteúdo sobre vampiros, mas sim criaturas em geral!

    Grata

    ResponderExcluir
  2. muito bem mortal, tenho que de uma forma simples e amigavel lhe informa para que tome muito cuidado com os sanguinarios das trevas... não perdoamos ninguem no nosso âmbito. bejos do vampiro

    ResponderExcluir
  3. É eu concordo e discordo de apenas algumas coisinhas como por exemplo:
    Eu acredito que vampiros não tenham vulnerabilidade a cruzes, dentes de alho e ao sol pois vampiros possuem uma materia (corpo) então isso adiantaia se eles fossem fantasmas. Ja na parte do sangue creio que eles não se alimentam basicamente disso,eles tem habitos alimenticios normais e o sangue é como se fosse um vicio que se eles não consumiem de tempo em tempo eles começam a definhar. Na parte que diz que eles somente andam de preto ja discordo porque eles são como pessoas normais e usam roupas normais. Ja o fato de que eles transformam-se em animais tambem discordo acredito que eles possam ter uma ceta influencia sobre eles ja que antigamente quando eram caçados em vilarejos tinham que passar muito tempo em florestas e bosques.Tambem discordo de que eles morrem somente com uma estaca no peito eles morrem somente quando definham pela falta de sangue ou energia vital ou quando aguma parte vital do corpo é danificada fazendo com que eles morram, do ao contrario qualquer ferimento iram se cura rapido pois quando eles dormem vão para um outo plano e podem esperar as suas celulas se regenerarem rapidamente por lá.
    Como reconhecer um vapiro:
    Vampiros são muito espertos e sedutores eles podem te fazer cair em uma armadilha facilmente vampiros geralmente não transformam pessoas em vampiros só é vampiro quem nasce vampiro a reprodução deles ocorre através das femeas que não possuem ovulos passão celulas envenenadas com o vampirismo ao morder uma gravida a mesma podera possuir um pouco do vampirismo até o bebe alcansar 2 meses de vida é o tempo que leva pro vampirismo da gravida sair totalmente e é tempo do bebe começar a se desenvolver, Mas a relatos de que somente os vapiros com um alto grau de desenvolvimento em celulas podem transmitir suas celulas infecciosas para outo humano comum através de qualquer ferida em qualquer lugar do corpo. Uma maneira facil de perceber vampiros é o fato de andarem somente em clãs raramente um desertor vive pra contar historia.

    ResponderExcluir
  4. Saudações, anônimo!!

    Tudo bem?

    Obrigado por sua participação!!

    Vampiros, por serem criaturas da ficção, permitem uma leitura diferenciada de cada pessoa. Uns preferem os vampiros que se escondem e andam pelas sombras e há até os que preferem s que podem caminhas sob a luzx do Sol. Essa é a graça da personagem, possibilitar a liberdade de cada um imaginar o seu tipo ideal de vampiro.

    Continue visitando o blog, ok?

    Abraços!!

    Kampos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Meu nome é aryane e estou escrevendo um livro que por enqaunto tem o nome de Nova vida.
    Eu gostaria que vocÊ lesse e quem sabe publicasse em seu blog, assim me ajudando a soltar meu livro pelo mundo!
    Meu livro tbm tem vampiros, ok?!
    obs:Gostei do seu blog. Bem, interresante.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu acho que os vampiros não são sanguinarios , é apenas um vicio .

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br