visitas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bram Stoker


Saudações, andarilhos da noite!!

Hoje, 08 de novembro de 2012, o famoso romancista Abraham "Bram" Stoker completaria 165 anos de vida, e nada mais justo do que uma postagem sobre ele.

O site de busca Google fez uma homenagem ao escritor colocando uma imagem comemorativa ao seu aniversário em sua página principal, como podemos ver na imagem no alto da postagem.

Bram Stoker é um nome que a maioria conhece e nem precisaria de uma apresentação, basta citar o título de seu principal romance... "Drácula"

 

Escritor, nascido em Dublin, no dia 08 de novembro de 1847 e falecido em Londres no dia 20 de abril de 1912, formado na faculdade de matemática, Bram Stoker sempre esteve envolvido em produções artísticas: Foi crítico de teatro para jornal, trabalhou em companhia teatral por mais de 20 anos, trabalhou para o ator Henry Irving, e viajou por vários países, porém, curiosamente, nunca visitou a Europa Oriental, que serviria de ambientação para seu principal trabalho literário, e também fez parte de equipe lierária para um jornal londrino para o qual escreveu vários gêneros.

Casado com Florence Balcombe, teve um filho, Irving Noel Thomley Stoker. Faleceu após sofrer diversos derrames cerebrais, porém a causa de sua morte não é bem esclarecida.

Seu corpo foi cremado e a urna contendo suas cinzas estão no Crematório de Golden Green, em Londres.



Em 1890, Bram Stoker começou a trabalhar em um romance de vampirismo e em 26 de maio de 1897 ele publica o livro que o imortalizaria, intitulado "Drácula", baseado no folclore da Transilvânia, o qual dedicou bastante tempo em pesquisa, e tendo como inspiração principal o Rei Vlad, conhecido por suas atrocidades, ganhando o nome de "O empalador".

"Drácula" continua sendo um dos grandes trabalhos da literatura mundial, mesmo depois de mais de 100 anos de existência. Além de sua excelência, serviu e serve ainda de inspiração para muitos escritores e também para artistas de áreas diversas, sendo seu romance relançado diversas vezes, em muitas línguas, e também adaptado para cinema, TV, quadrinhos...

Obras como essa demonstram como uma pessoa, um artista, apesar do fim de seu corpo físico, permanece eterno. Seu trabalho nunca morrerá, sempre estará em evidência, servindo de inspiração para novos artistas e de incentivo para novos leitores.

Obrigado a Bram Stoker por dar a chance de conhecermos tão excelente trabalho e iniciar realmente uma cultura vampiresca nas artes pelo mundo.


Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Sua existência longíqua dá a ele o principal dos atributos, a sabedoria dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br