visitas

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quadrinhos: Zé Vampir

Saudações, noturnos!

Como já citei várias vezes em postagens anteriores, a proposta do blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO é comentar sobre a aparição de vampiros nas diversas mídias existência, e também voltados aos diversos públicos e faixas etárias.

Nesta postagem, apresentarei à vocês um vampiro voltado ao público infantil. Talvez, alguns leitores deste blog podem não gostar, pois pensam que levando a imagem do vampiro para um lado mais cômico e infantil, isso acabe denigrindo a imagem de tais criaturas. Porém devemos lembrar que muitos de nós fomos apresentados à essa figura de capa preta e caninos compridos quando éramos crianças, e dali começou um fascínio pelas Criaturas que bebem sangue. Acho que vale a pena haver espaço para todos os tipos de interpretações de vampiros. Uns gostam e outros não, o que importa é conhecer para poder julgar.

Vamos falar da postagem. O personagem desta vez é o vampirinho Zé Vampir.

Criado por Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica, o personagem Zé Vampir faz parte da Turma do Penadinho (Penadinho, Zé Vampir, Muminho, Frank, Lobi, Cranicola e vários outros personagens) que participa das revistas da Turma da Mônica, e também apresenta revista própria. Os personagens da Turma do Penadinho foram criados por volta de 1970.

Zé Vampir é um vampirinho que sempre está com sua roupa preta e seus caninos à mostra, pronto para matar sua sede, porém, sem muita sorte, acaba sempre frustrado. Como Maurício de Souza descreve no site oficial da Turma da Mônica, ele buscou inspiração nos vampiros do cinema para criar o Zé Vampir, logicamente, adequando o personagem para o público-alvo, as crianças.
O personagem tem o poder de se tornar um morceguinho quando necessário.

O personagem, além de estar presente nas histórias em quadrinhos, também já participou junto com a Turma do Penadinho, de curtas de animação, inclusive uma série, em 2009 em estilo 3D.

Com a nova linha de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, intitulada "Turma da Mônica Jovem", linha esta voltado para o público adolescente, o personagem Zé Vampir ganhou um novo estilo, adequando-se ao traço dessa nova série.

É interessante observar, conforme vamos conhecemos diversos materiais sobre vampiros, como cada criador trabalha o mesmo personagem de forma diferente, e como é possível deixá-lo mais no estilo que se quer, tanto visualmente quanto na personalidade e roteiro. O vampiro voltado para crianças também dorme em caixões, tem aversão a alho, busca sangue, assim como a maioria de vampiros que conhecemos de outras estórias, porém o mesmo é mais caricato e menos agressivo, fazendo a criança não ter medo da criatura e sim, criar grande apreço. E quem sabe um dia, essa criança torne-se um grande autor de estórias de vampiros graças aos vampirinhos das estórias infantis.

Apesar de se tratar de um personagem voltado as crianças, recomendo a todos conhecê-lo, afinal, quem não gosta de relaxar um pouco e ler uma estória em quadrinhos, não é?!

Espero que tenham gostado da dica.

Conhece outros personagens vampiros voltados para o público infantil? Comente ao final desta postagem.

Somos sedutores quando preciso, até mesmo doces e gentis, mas não se engane, pois também somos agressivos, assassinos e cruéis quando assim for necessário.

Abaixo, assista um curtinha do Zé Vampir, presente no dvd "A fonte da juventude".

Um comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br