visitas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Filme Twins of Evil (As filhas de Drácula)

Saudações, noturnos!

Mais um filme das antigas para comentar. O filme desta vez chama-se Twins of Evil, que foi traduzido aqui no Brasil para As Filhas de Drácula, uma tradução ruim, afinal, no filme nem mesmo é citado Drácula, e entre as gêmeas, uma apenas é do mal. Infelizmente, já estamos acostumados com más traduções de títulos de filmes aqui no Brasil.

O final sangrento da trilogia KARNSTEIN

O filme foi produzido no ano de 1971, pela extinta Hammer films, produtora inglesa que, apesar da época, já apresentava grande potencial para filmes do gênero de terror. Dirigido porJohn Hough. O filme em cores, com 83 minutos, classificado como Terror.



É incrível como em uma década a percepção de uma mesma arte muda de forma tão significante. Enquanto o filme "As noivas do Vampiro", de 1960, da mesma produtora, ou seja, Hammer films, tinha um roteiro simples e muito inocente, no fime Twins of Evil já há uma busca de começar a explorar efeitos, por mais simples que fossem, o roteiro também já apresenta um pouco mais de complexibilidade e a malícia já está presente, chegando a ser classificado com terror erótico.
Entre os efeitos, tentaram trabalhar com a ideia do vampiro não ter reflexo no espelho, porém em uma cena, ao aparecer uma vampira frente ao espelho (que na verdade era uma abertura na parede, repetindo os mesmos móveis do outro lado) esqueceram de tomar cuidado com uma vela acessa. Do outro lado do espelho havia outra vela, como se fosse o reflexo do espelho, porém as chamas tinham movimentos diferentes, e bem notáveis, deixando claro a gafe, que é totalmente compreensiva, afinal, estavam engatinhando nessas técnicas ainda, e aos poucos erros como esse deixaram de acontecer nos filmes. Apesar que hoje em dia, às vezes acontecem erros bem mais gritantes!

O filme foi realizado com baixo orçamento, e nem por isso ficou ruim, porém é possível perceber o aproveitamento de cenários, inclusive utilizados no filme "As noivas do Vampiro".
Como tentativa de aumentar a visibilidade e venda do filme, foram escaladas as atrizes Mary e Madelaine Collinson, as primeiras gêmeas a sairem na capa da revista Playboy. Eu gostei da atuação delas, porém fiquei sabendo que elas na verdade foram dubladas, pois é, asparentemente, no quesito diálogos elas não eram convincentes.

Twins of Evil é o último filme da trilogia feita pela Hammer baseada em Carmilla, de J. Sheridan Le Fanu.
Os dois anteriores, "Carmilla, A Vampira de Karnstein" ("The Vampire Lovers", 1970) e "Luxúria de Vampiros" ("Lust For a Vampire", 1971). A atriz Katya Wyeth, que interpretou o papel de Mircalla, faz uma pequena ponta neste filme interpretando a mesma vampira, fazendo a ligação da trilogia.
O estúdio planejava um quarto filme, intitulado "Vampire Virgins", mas que infelizmente não ocorreu.

O elenco apresenta: Peter Cushing ( O mesmo ator que interpretou o personagem Van Helsing no filme "As noivas do Vampiro" de 1960, da mesma produtora, e que já foi comentado aqui no blog), Dennis Price, Mary e Madeleine Collinson, Damien Thomas, Isobel Black, Kathleen Byron, Katya Wyeth.

Não entrarei em maiores detalhes sobre a estória, já que a sinopse que consta no DVD é completíssima. Acho que é a sinopse mais completa que já vi. Abaixo, leiam.

Sinopse:

TERROR E SEDUÇÃO EM DOSE DUPLA COM AS GÊMEAS DO MAL!
"Na Europa central, em meados do século XIX, as gêmeas orfãs Maria e Frieda vão viver sob a tutela de seu tio Gustav Weil (Peter Cushing), um homem extremamente religioso. Gustav lidera a "Irmandade", um grupo moralista que tenta erradicar o vampirismo e toda forma de mal que ameaça o vilarejo. Os vigilantes invadem residênciais e executam quaisquer pessoas suspeitas que encontram pela frente. O Conde Karnstein é a única real ameaça sobrenatural da vizinhança, exercendo um incrível fascínio em Frieda. O filme As filhas de Drácula,, uma produção da HAMMER, encerra a "Trilogia Karnstein", formada também por Carmilla, a Vampira de Karnstein (1970) e Lúxuria de Vampiros (1971). As belas Mary e Madelaine Collinson foram as primeiras irmãs gêmeas a posar para a capa da revista americana Playboy, em outubro de 1970. A atriz alemã Katya Wyeth aparece num pequeno papel como a Condessa Mircalla, estabelecendo a conexão com os episódios anteriores da saga, num dos grandes clássicos do terror erótico."

Apesar de ser antigo, essa é mais uma boa dica de filme de vampiros. Recomendo a todos, até mesmo para aqueles que tem certo preconceito com filmes de décadas anteriores.

Já assistiu o filme? O que achou? Aguardo comentários ao final da postagem.

Bebo e sugo o líquido avermelhado que escorre de um corpo estraçalhado. Doce sensação.

Abaixo, assista o trailer do filme Twins of Evil (As Filhas de Drácula).

6 comentários:

  1. Ainda não assisti esse, mas parece ser bom, o filme que eu me lembro que assisti de Vampiros e que pra mim foi o melhor (dos que eu já assisti) é "Entrevista com o Vampiro" achei sensacional... bjus Vampire Kampos! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ó eu aqui de novo!!!
    Primeiramente, tudo bem contigo?
    Eu soube do primeiro filme dessa trilogia a um tempinho, mas eu sou muito nova e não pude assistir. Mas a amada e idolatrada, salve, salve, internet me ajudou muito. Adorei o trailer. Pra uma época em que os efeitos especiais não eram tão evoluídos, estão de parabéns!
    Eu tenho uns filmes que também merecem palmas: Drácula (de 1931, o primeirão!), A Filha do Drácula, O Filho do Drácula (é nesse filme que, pela primeira vez é citado o nome "Alucard") e A Casa do Drácula. A única coisa que estragou foram os títulos brasileiros, mas são filmes sensacionais! Vale a pena conferir.
    Abraços, Scarlet

    ResponderExcluir
  3. http://metaficcaohammerfilms.blogspot.com/, continuação de Twins of Evil, Karlo, espero que tu goste!

    Beijos da Renata, de Porto Alegre, RS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gosto muito dos filmes de vampiros e gostei muito do teu Blog.


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. um dos melhores sao os de crepusculo... eh d +
    amo filmes de vampiros;;;


    bjaooo pra todoss

    ResponderExcluir
  6. Ola, Kampos
    Coloquei um link também no meu blog direcionando para essa ótima postagem sua.Eu tenho também um blog de contos , gifs e afins, dá uma passada lá talvez você goste. Abraços!
    http://tocadamorgana.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br