visitas

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Seriado Buffy - The Vampire Slayer

Saudações, caros amigos!
O post de hoje tem como destaque o seriado "Buffy - The Vampire Slayer" (Buffy - A Caça-Vampiros). Seriado este que foi o principal responsável por eu assinar a TV paga. Ouvia falar muito de Buffy e estava doido para assistir, e realmente o seriado me agradou!
O seriado criado por Joss Whedon teve sete temporadas (1997 a 2003).
Inicialmente era produzido pela 20th Century Fox e Warner Bros, porém com o fim do contrato entre eles, a série passou a ser produzida pelo canal UPN.
Aqui no Brasil o seriado foi transmitido pelo canal de TV por assinatura Fox, e atualmente (Fevereiro/2009) tem sua primeira e segunda temporadas sendo exibidas pelo canal aberto Rede TV!, aos Domingos, as 18 horas.
Interpretando a personagem principal temos a atriz Sarah Michelle Gellar, que já trabalhou em filmes como "O grito" e "Scooby-Doo". O trabalho da atriz no seriado foi grande responsável por torná-la mais conhecida entre o público e mais requisitada para trabalhos cinematográficos.
A primeira temporada do seriado incia-se após o filme "Buffy-The Vampire Slayer", que teve Joss Whedon como roteirista, mas não como diretor. O filme não fez tanto sucesso, não agradando principalmente o estúdio. Com a série, Joss Whedon prometia algo melhor e mais promissor. Recebeu então a carta branca para colocá-lo em prática, porém a primeira temporada seria apenas para testar a série junto ao público, possuindo apenas doze episódios, que foram suficientes para conquistar o público, a partir o sucesso estava garantido.
O seriado conta a estória da garota Buffy Summers ao se mudar com sua mãe para cidade de Sunnydale após ter sido expulsa da escola antiga. A garota é a escolhida para caçar vampiros. Possui um dom de caçadora. Agilidade e força e, porque não, um sarcasmo fora do comum.
Como caçadora possui um sentinela, que serveria como guia e tutor a ela, no caso, Giles, que se passa por bibliotecário na escola que Buffy estuda para se manter próximo a ela.
Logo Buffy faz amizade com Willow, garota nerd e apaixonada por Xander, que ganhará muito mais importância no seriado em temporadas mais recentes; e Xander, apaixonado por Buffy e brincalhão por natureza. Ainda há a patricinha Cordelia, que acaba tendo seu mundinho perfeito atrapalhado pelas criaturas bebedoras de sangue.
Buffy logo descobre porque Sunnydale é conhecida como a "Boca do Inferno", ao se deparar com todo tipo demônios, mas ainda prevalecendo os vampiros. E por ironia do destino, Buffy se apaixona pelo vampiro Angel. Uma paixão proibida que ela tenta manter, e isso acaba por trazer todo tipo de problemas. Mais para frente, o personagem Angel, interpretado pelo ator David Boreanaz, ganha um seriado próprio.
O interessante de se ver neste seriado é a evolução das estórias e dos personagens. Na primeira temporada, todos ainda muito jovens e conforme o seriado passava de temporada a temporada os personagens cresciam, ganhando maturidade e complexibilidade.
Até a textura do seriado houve significantes melhoras. Basta assistir a primeira e segunda temporadas, e depois assistir lá pela quinta temporada. Nas duas primeiras, a imagem era muito escura. A maior parte do episódio o telespectador só via a tela preta.
Infelizmente o seriado foi cancelado em 2003. A atriz principal já não tinha interesses de permanecer na série, e sim se dedicar mais a carreira cinematográfica.
Há rumores de um possível filme novo de Buffy, e que o roteiro já estaria pronto, logicamente escrito por Joss Whedon, mas não ouvi nada mais a respeito.
Com o final do seriado, a saga continuou nos quadrinhos, infelizmente, a HQ de Buffy não sai no Brasil.
Foi também criada uma s[erie animada, inédita no Brasil também.

Para quem não conhece a série, vale a pena procurar dvd´s das temporadas. Vocês irão curtir!

Quer opinar? Conhece outro seriado sobre vampiros? Deixe comentários.

Caminhando entre as sombras, iremos nos encontrar novamente!

Abaixo, trailer da primeira temporada da série.

video

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Filme "Lost Boys" (Garotos Perdidos)

Saudações, adoradores da noite!
Como dito no post anterior, o filme "Lost Boys" (Garotos Perdidos) teve grande influência para o fascínio que cultivei sobre estórias de vampiros, e o post de hoje, falarei um pouco sobre o filme.
Várias vezes sentei em frente a televisão, tanto na minha casa quanto na casa de minha vó, para assistir "Lost Boys" na Sessão da Tarde, da Rede Globo. Não me cansava! Sempre adorei esse filme. Faz tempo que não tenho oportunidade de assistir o filme novamente, mas assim que passar em algum canal, tentarei assistir, pois além de ser sobre vampiros, também traz boas recordações de minha infância.

"DORMIR TODO O DIA, FAZER FESTA A NOITE TODA. NUNCA FICAR VELHO. NUNCA MORRER. É MUITO BOM SER VAMPIRO."

"Lost Boys" foi lançado em 1987 pelos estúdios Warner Bros. e tem como diretor Joel Schumacher.
Em seu elenco há um nome que hoje é conhecido por todos, Kiefer Sutherland, que interpreta o vampiro David no filme, mas hoje faz imenso sucesso como o personagem Jack Bauer, do seriado "24 hour".
O ator Corey Feldman também participa do filme. Ele ficou conhecido pelo público em outro filme que passou, e acho que ainda passa, muito na Sessão da Tarde, "Goonies".
Com certeza este não é o melhor filme sobre vampiros. Mas para quem nasceu na década de 80, e gosta de estórias de vampiro, provavelmente guarda em sua memória com muito carinho este filme.
Aconselho todos a assistirem, até como curiosidade. E lembrem-se antes de criticar o filme, que "Lost Boys" foi mais um passo para chegar a filmes mais elaborados sobre os bebedores de sangue.
No momento estou a procura do DVD que vem com extras do filme, como cenas cortadas.

Eu havia ouvido bastante boatos sobre a produção de "Lost Boys 2" e pensei que havia ficado apenas no boato, porém a sequência realmente foi feita com o nome "Lost Boys Tribe", e lançado diretamente em DVD.
Assim que assistir, comento aqui.

Abaixo, sinopse do primeiro filme:
"Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Sam tem que trabalhar rápido, pois Michael está se apaixonando por Star (Jami Gertz), uma destas criaturas, e está gradualmente se tornando um deles."

Espero que vocês animem em conhecer o filme.
Aguardo comentários sobre "Lost Boys" e dicas de outros filmes sobre vampiros.

Quando a Lua estiver novamente presente, estarei de volta junto a vocês!

Abaixo, o trailer de "Lost Boys"

video

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Os noturnos - Flávia Muniz

Saudações, caros leitores!
Conforme fui crescendo, duas obras foram as principais responsáveis pelo meu fascínio por estórias envolvendo seres imortais, os VAMPIROS. Uma dessas obras foi o filme "Lost Boys" (Garotos Perdidos) que assisti muito na Sessão da Tarde, na Rede Globo, e que em breve falarei mais sobre; e a outra obra foi o livro "Os Noturnos" da autora brasileira Flávia Muniz, livro este que serve de tema para o post de hoje.
Tive a oportunidade de ler esse livro ainda em sua primeira edição, em 1995. Lembro bem quando minha professora de Língua Portuguesa, quando eu cursava a oitava série, passou o nome do livro para os alunos comprarem, lerem, para ser discutido em classe. Na época não fiquei muito animado. Achava que por se tratar de um livro sobre vampiros, a estória se passaria em tempos antigos, que eu não curtia muito. Curiosamente, hoje adoro estórias de vampiros retratadas em épocas passadas, vai entender, né?!
Como já citei, o livro tem como autora a Flávia Muniz, que escreve de um jeito que achei simples e de fácil entendimento. Saiu pela editora Moderna, na coleção Veredas, e já teve outras edições, chegando a ganhar uma capa nova. Na edição que li, o livro possuía 143 páginas. Não tive oportunidade de folhear edições mais atuais, mas pelo que fiquei sabendo, parece haver mais páginas.
O interessante do livro, além da estória, claro, é o relato da autora no final quando explica seu processo de criação, deixa claro suas influências e chega a listar as músicas que ajudaram a inspirá-la em cada passagem da aventura. Fica como ponto positivo também as poesias que iniciam cada capítulo. Muito bem escritas e bem centradas ao tema.
Nem preciso dizer que recomendo demais esse livro. Todos que conheço e que gostam de ler já receberam essa dica de mim.
Abaixo, coloco a sinopse do livro:
"Misterioso livro encontrado por André, na biblioteca, o leva ao antigo parque na esperança de satisfazer seu desejo de conhecer um verdadeiro vampiro. Amor. Sedução. Terror.
Experiência impressionante vivenciada por um garoto que enfrenta o desafio de crescer."
Espero que este post anime vocês a lerem o livro também.
Aguardo comentários de vocês sobre o livro em questão, tanto de quem leu, quanto não.
Conhece algum livro bom sobre vampiros? Então comentem no post e deixe a dica, ok?

Nos encontraremos novamente, assim que a Lua estiver olhando por nós.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

VAMPIROS

Saudações novamente, amigos leitores!!
Para começar a falar da influência e aparição das CRIATURAS DA ESCURIDÃO nas diversas formas de artes, é necessário uma pequena introdução sobre o que é um vampiro.
Vampiros são criaturas que povoam a imaginação dos seres humanos há muito tempo. Vampiros como Drácula e Nosferatu são conhecidos pelo mundo todo.
Em cada época e região as pessoas atribuem características diferentes para estes seres, porém há um senso comum quanto à alguns aspectos, como:
Vampiros são criaturas que vagueiam pela noite, a procura de sangue humano para se alimentarem. Possuem longas presas que servem para perfurar a carne de suas vítimas para sugar seu sangue. São sensíveis ao Sol, e por isso não caminham de dia.
Outras características que são atribuidas aos vampiros, porém não são todas as pessoas que concordam, é que são sensíveis também à água benta e cruzes; Não podem entrar em igrejas; Precisam ser convidados para poderem entrar em uma casa; São alérgicos ao alho, e se tiverem uma estaca cravada no coração, eles são destruidos.
É associado também aos vampiros a idéia de possuirem o dom de se transformarem em animais, principalmente morcegos. Outros animail no qual algumas lendas citam seria o lobo.

Essas são as características mais comuns dadas aos vampiros, mas há muitas outras dependendo de quem estiver apresentando tais criaturas.
Na literatura, filmes, quadrinhos e seriados os vampiros são personagens presentes há bastante tempo. Desde a imagem do vampiro demônio, com aparência desfigurada, quanto o vampiro que consegue caminhar entre os humanos sem levantar grandes suspeitas.
Nos filmes temos como exemplo "Lost Boys" (Garotos Perdidos), "Queen of the Damned " (Rainha dos Condenados), "Interview with the vampire " (Entrevista com o vampiro), "Nosferatu".
Seriados de TV podemos citar "Buffy - The Vampyre Slayer" (Buffy - A Caça - Vampiros), "True Blood".
Livros temos "Vittorio - O vampiro" de Anne Rice, "Os Noturnos" de Flávia Muniz, "Lestat" de Anne Rice, "Os Sete" de André Vianco.
Quadrinhos temos "Vampirella", "Blade".
Desenhos animados como "Blood +", "Hellsing".
É lógico que citei um número baixíssimo, pois existem muito mais material que aos poucos irei citando e comentando nos posts futuros.
Os vampiros também são de grande inspiração para música e vestimentas.
Na música encontramos diversas bandas que incorporam em suas letras estórias a respeito de vampiros, como é o exemplo da banda "Theatre Des Vampires" que falarei mais no futuro.
A idéia dos vampiros se vestirem de preto veio pela necessidade dos mesmos terem que se camuflarem na escuridão. É comum as pessoas que tenham fascínio por estas criaturas buscarem se vestir de preto, com sobretudo, e preferirem a noite para sairem, principalmente cemitérios, e lógico, acompanhados de um vinho tinto. Lembrando que são características que não podemos generalizar. Nada impede de alguém gostar de estórias de vampiro e ao mesmo tempo odiar se vestir de preto.

Este post foi apenas uma introdução rápida do que eu entendo por vampiros. Logicamente muitos de vocês podem ter uma visão diferenciada. Sintam-se a vontade para deixarem comentários dizendo como seria um vampiro na visão de vocês. Digam em que manifestação artística vocês acham que tais criaturas estão melhores representados, ok?

Obrigado pela atenção, e aguardo comentários.

Até a próxima noite.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

KAMPOS

Saudações!
Início o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO com este post. Achei melhor começar me apresentando.
Sou conhecido mais como KAMPOS, nome que assino minhas artes, principalmente tiras em quadrinhos.
Desde pequeno acomapanho estórias de personagens de terror e suspense, porém, quando mais novo, eu tinha muito medo. Não podia assistir um filme de monstro que já imagina diversas situações de estar sendo atacado por eles, principalmente na hora de ir dormir, eu criava em minha mente situações perfeitas para as criaturas entrarem em minha casa para me pegarem. Sempre fui muito criativo e imaginativo, e isso nem sempre me trazia coisas positivas. Mas conforme fui crescendo, as criaturas que antes me davam medo acabaram por se tornarem algo curioso para mim. Comecei a ler mais, assistir ainda mais filmes e crei um certo fascínio por elas, em especial pelos bebedores de sangue que vagam pelas noites, os VAMPIROS.
Há muito tempo venho querendo criar uma estória grande que envolvessem tais criaturas. No início deste ano de 2009 finalmente comecei a escrever. Busquei incorporar nesta minha estória as principais características dos vampiros, e espero que, se tudo der certo, quando terminar a estória e fazer todas as correções necessárias, seja possível lançá-la como livro, e que seja do agrado de todos vocês. Conforme houver progresso, vou informando todos aqui pelo blog.
Neste blog irei postar todo material que achar sobre vampiros, eque muitos serviram de influência para eu criar minha estória, principalmente a música, que sempre busco escrever com fone de ouvidos. Assim entro mais fácil na estória que estou criando.
Espero que o blog seja do agrado de todos.
Sintam-se a vontade para comentarem. Peço apenas o respeito quanto a opinião dos outros, assim como a minha.
Vocês estão oficialmente convidados a entrarem no blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO.
Lembrem-se, as CRIATURAS DA ESCURIDÃO espreitam pela noite eternamente a procura de novas vítimas, fiquem atentos! ;)....
 
BlogBlogs.Com.Br